Núcleos 2015

NÚCLEOS DE PESQUISA - 2015




1 - NÚCLEO DE FORMAÇÃO DO ATOR

Com duração de 04 (quatro) anos, o curso é o mais longo da ELT. Já no primeiro ano, são cinco dias de aula por semana (18h30 às 22h30), de segunda a sexta-feira. É necessário um compromisso com a presença e a displicência em relação a este fator é motivo suficiente para o desligamento do aprendiz da turma. Há outros núcleos com menor carga horária e, em caso de o candidato encontrar problemas com estes horários, sugere-se que se inscreva em um Núcleo adequado à sua disponibilidade. A presença diária (sem espaço para faltas e com rigoroso cumprimento dos horários combinados) é um ponto de apoio do fazer teatral e ganha bastante importância na ELT, sendo este um dos principais instrumentos de avaliação, para além das dimensões criativas, que dizem respeito ao atravessamento do aprendiz pelo processo de criação. Não há pré-requisitos para a inscrição, a não ser a idade mínima de 18 anos (os candidatos menores de 18 anos devem obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Iniciação Teatral). 



2 - NÚCLEO DE INICIAÇÃO TEATRAL

Trata-se de um núcleo de iniciação teatral orientado a pessoas com ou sem experiência na área, interessados num processo de pesquisa critica, teórico e prática. O projeto deste ano tem o intuito de colocar o aluno não só como aprendiz de materiais teórico- práticos relativos à interpretação, atuação e noções básicas teatrais, mas também como parte importante do próprio processo de investigação e criação do material a ser trabalhado. Pretende-se desenvolver um olhar critico e um comprometimento com o trabalho que dê sentido ao mesmo, pois se trata de descobrir e construir conjuntamente o material cênico, partindo de uma base textual com documentos e investigações que serão feitas no plano real e ficcional. Um trabalho de desenvolvimento dos elementos teatrais na pratica, em diálogo com a sociedade, para compreender fazendo e fazer compreendendo.



3 - NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL

O Núcleo de Direção Teatral é destinado a coletivos que tenham o desejo de ter uma orientação artística em um processo criativo e também a aprendizes que queiram acompanhar os processos junto ao orientador. Este projeto pode ser apenas uma ideia ou já estar em andamento. Oscoletivos devem ter a figura do diretor ou assumir coletivamente este papel. O núcleo estará focado em dar uma orientação em todas as etapas de um processo criativo: proposta, ensaio, abertura de processo e temporada. Os coletivos poderão ensaiar mediante combinados e disponibilidade nas dependências da Escola, no período matutino (em dias específicos) e também cumprirão uma pequena temporada na ELT, no final do segundo semestre.



4 - NÚCLEO DE DRAMATURGIA

Objetivo geral: Criar um espaço de experimentação de escrita dramática e pós-dramática a partir de diversos estímulos literários, visuais ou de observação do cotidiano. Objetivos específicos: Ampliar o conhecimento sobre dramaturgia a partir da leitura de artigos sobre dramaturgia e peças teatrais; Estimular a leitura dos textos desenvolvidos pelos aprendizes durante o processo dentro de um fórum permanente de discussão sobre os procedimentos da escrita; Organizar a construção de um blog contendo o processo de trabalho e os textos produzidos no núcleo. Metodologia: Aulas coletivas com exercícios práticos e aulas expositivas; Workshops de criação dramatúrgicas; Leituras e reflexões sobre textos de conteúdos específicos (ver bibliografia); Apreciação e reflexão sobre filmes específicos que serão escolhidos de acordo com o processo; Apreciação e reflexão de espetáculos e eventos artísticos específicos; Discussões e avaliações constantes sobre o processo de trabalho. Conteúdo: Fundamentos do moderno e contemporâneo; O enredo e a personagem; Diálogos e rubricas poéticas; Conceito de pós-dramático e de drama estendido.



5 - NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO DO TEATRO DE RUA ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DA MÁSCARA E CIRCO

Em 2015, vamos experimentar uma investigação onde a linguagem da máscara e circo, serão aliadas, em uma pesquisa que terá como território a rua. A rua coloca o ator em contato direto com o público, o que possibilita a ampliação de outras modalidades do fazer teatral. E também, instiga, provoca e conduz a uma percepção crítica que possibilita a criação de uma dramaturgia em constante diálogo com as questões sociais e políticas da contemporaneidade. Neste sentido precisaremos de uma profunda atenção ao trabalho do ator no que se refere ao treinamento físico e a ação cênica. Máscara e Circo terão uma importância primordial na elaboração técnica do aluno/pesquisador para a constituição de um ator criativo, onde o vigor, o jogo e a relação sejam elementos prioritários. Estando na rua, iniciaremos com um material mais técnico de treinamento do ator, revisitando as bases do trabalho da máscara e do circo: máscara neutra, larvária, comédia humana, comédia dell'arte, palhaço e até aspectos do bufão. Sempre em busca de compreender como cada material se alia ao circo e reverbera na rua. E finalmente, nos lançaremos no desafio da criação onde tudo se dirigirá para uma construção poética.



6 - NÚCLEO DE CIRCO - RUA

Apropriar-se dos elementos das práticas circenses e da máscara; formular resultados estéticos em diálogo direto com a rua. A rua é local privilegiado para estimular o jogo teatral: é absolutamente dinâmica, rica em tensões e debates. Neste núcleo, o território da rua servirá de estímulo poético, espacial e sensorial para a criação e debate de cenas. Tendo como fundamento formal o treinamento em máscara e circo - estudos de anatomia e cinesiologia para propriocepção; compreensão e exploração dos conceitos de vetores, eixos, aterrissagem, planos e distribuição de peso; treinos específicos de força, equilíbrio, agilidade (individual e coletivos); noções de posições acrobáticas, rolamentos, saltos, figuras coletivas. O núcleo ampliará as possibilidades de formação do ator, seu olhar, seu corpo, sua auto percepção e sua relação com os colegas, com o espaço, com o público e com o tema. Como elemento conceitual, serão propostas leituras acerca das expressões e movimentos do que se convencionou chamar “discurso do ódio”, evidente em recentes acontecimentos de nosso país, e explorar como ele se fisicaliza nas relações com a cidade e o cidadão.



7 - NÚCLEO DE SONORIDADES

Em 2015, o Núcleo de Sonoridades pretende abordar, como objetivos gerais, três vertentes: 1- Consciência, percepção e dilatação do CORPO VOCAL: posturas e encaixes da voz, que compreendem, em sua base, a atuação conjunta dos cinco Recursos Vocais Primários - respiração, intensidade, frequência, ressonância e articulação. 2- PAISAGEM SONORA: apuração da escuta e produção de usos emissivos (rítmicos e melódicos), para o reconhecimento de sonoridades cênicas, desde suas manifestações expressivas (individuais e coletivas), musicais, como também a ambientação sonora que estrutura a performance, o jogo, a cena. 3- ESTADO LIVRE DE TERRITÓRIO: serão ações fora do enquadre da sala de aula e/ou de um espaço convencional de apresentação teatral, realizadas como intervenções urbanas, voltadas para uma experiência artística que procura produzir novas maneiras de perceber o cenário urbano e criar relações afetivas com a cidade, que não a da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia. Tais intervenções são estruturadas como performances, tendo o acaso interativo com o público como uma das marcas a serem trabalhadas, seja em espaços urbanos abertos, ou locais públicos, escolhidos para as ações. A partir de um material poético, a ser compartilhado com os aprendizes, faremos um plano de trabalho, no qual os objetivos serão tecidos em processo técnico-criativo.



8 - NÚCLEO DE IMPROVISO CÊNICO (IMPROVISAÇÃO DANÇA TEATRO)

Através do Improviso Cênico pretende-se abordar diferentes técnicas corporais e cênicas como Contato Improvisação, Dança Acrobática e Parkour. Durante o ano através de exercícios de consciência corporal e cênica, usando de experimentos e pesquisas sinestésicas e cinestésicas, as aulas navegam por essas técnicas corporais. Para amarrá-las serão usadas pesquisas de composição, jogos improvisacionais e estudos dramatúrgicos contidos na técnica de Improviso Cênico. A didática do trabalho segue os preceitos somáticos, onde o aprendiz primeiro é estimulado a reconhecer sensações e gerar imagens e depois, mesclá-las em sensações imagéticas que servirão de combustível para pesquisas corporais, busca de repertório e auto conhecimento corporal. Após esse entendimento, novos repertórios corporais serão ensinados, o que caracterizará a exploração de dança com duas ou mais pessoas com escuta (Contato Improvisação); exploração do deslocamento eficiente pelo espaço (Parkour); e exploração de fluência no repertório virtuoso (Dança Acrobática). Permeando sempre as técnicas corporais, exercícios de anatomia vivenciada e de exploração das relações corpo peso velocidade equilíbrio, serão feitos exercícios de consciência da presença cênica, de tempo de duração das imagens, de entendimento das dinâmicas improvisacionais de grupo, de jogos de composição e dramaturgia coreográfica que caracterizam a técnica do Improviso Cênico (ou Improvisação DançaTeatro).