segunda-feira, outubro 22, 2012

O Corpo Cultural Brasileiro: O Treinamento de Ator a Partir dos Movimentos do Bumba-meu-Boi e da Capoeira

Dia 27 de outubro - 15h00 - sábado - na EMIA Aron Feldman

Apresentação do Projeto

 “O Corpo Cultural Brasileiro: O Treinamento de Ator a Partir dos Movimentos do Bumba-meu-Boi e da Capoeira” 


apoiado pelo Edital Pro Ac Pesquisa em Artes Cênicas do Governo do Estado de São Paulo, com a Cia. O Grito da Cooperativa Paulista de Teatro com orientação de Roberto Morettho.

Publico alvo: artistas, professores, estudantes e interessados em Artes Cênicas.
Como proposta de treinamento que desenvolvemos nesta pesquisa e que registramos nesta monografia, está a elaboração de três eixos de apoio aos exercícios para os atores. O primeiro eixo se refere  a uma exploração individual de cada artista com seu corpo e que nomeamos  de “Guarnecer”[1], ele está dividido em “Exercícios Essenciais” e em  “Exercícios de Deslocamento”; no segundo que chamamos de Mandinga, propomos um jogo entre os artistas, sob o princípio da exploração do movimento relacionado ao outro; e no terceiro que chamamos de Licença[2], buscamos proporcionar o encontro coletivo, a concentração e  a criação relacionada ao espaço. Nos três eixos a audiência deve estar sempre presente, por isso é interessante que os treinamentos aconteçam sempre com a divisão do grupo de atores em dois, enquanto uns se exercitam os outros assistem e vice-versa.
Apesar de apresentados aqui de forma segmentada em três etapas: -o artista e seu corpo; - o artista em jogo com os demais artistas e; - o artista, o jogo e o espaço; vale ressaltar que, o tempo todo essa tríade é atuante. Apenas como forma de melhor dar atenção e poder sistematizar as diferentes matizes da atuação é que separamos o treinamento em três momentos.
Os princípios de desenvolvimento deste trabalho estão baseados  nas Disciplinas de Atuação de Tadashi Suzuki[3], nas pesquisas de Luis Otávio Burnier, e de Eugênio Barba presentes no livro  A Canoa de Papel.

_________________________________________________________________________________________

[1] Guarnecer no Bumba Meu Boi é o momento de aquecimento dos instrumentos e dos brincantes, momento onde a fogueira é acesa.

[2] A Licença no jogo do Bumba meu Boi se refere ao momento que o Boi pede licença para se apresentar no espaço, momento de demarcação do local, da roda, do terreiro onde a brincadeira vai acontecer.

[3] Tadashi Suzuki, diretor teatral, foi o fundador do SCOT (Suzuki Company of Toga) no Japão e co-fundador da SITI Company em Saratoga Springs, Nova York, juntamente com a diretora americana Anne Bogart; criador do Método Suzuki de Treinamento do Ator no qual desenvolve a sensibilidade física interna com vigor e concentração, a partir de atividades que incluem uma série de exercícios centralizadores em torno do uso dos pés em relação a um único centro. Durante três meses no ano de 2011, acompanhei em Saratoga Springs o treinamento intensivo sobre método Suzuki  e Viewpoints no "Skidmore College"e também em Nova York junto dos artistas da Siti Company.

Roberto Morettho é diretor, dramaturgo e artista educador.
Fez residência, nos EUA, com a SITI Company, com a Sandglass Theater, e na Universidade Aristotélica da Tessalônica (Grécia), com as pesquisas POLIFONIKÁ  e TA ANASTENÁRIA, incorporando o bumba meu boi (com Tião Carvalho) e capoeira, a partir das “Bacantes” de Eurípedes.
Entrada franca.

Nenhum comentário: