quarta-feira, setembro 22, 2010

Espaço Tchékhov 2010


Espaço Tchekhov 2010

A Funarte em parceria com o Festival Internacional de Teatro A. Tchékhov de Moscou inaugura ocupação de dois meses no seu Complexo Cultural em São Paulo com espetáculos, exposição, workshops e debates dedicados ao 150º aniversário do nascimento do autor russo, celebrado em todo o mundo neste ano de 2010.

Espaço Tchekhov 2010

De 17 de setembro a 10 de novembro de 2010

Complexo Cultural da Funarte – Alameda Nothmann, 1058 – Barra Funda

Diariamente aberto para visitação das 14h às 20h horas

Informações: Telefone 011 382256 -71 ou -69 ou -77

Entrada gratuita

APRESENTAÇÕES:

Tchekhov4 – Uma Experiência Cênica

Direção: Adolf Shapiro. Cenário: Hideki Matsuka. Figurino: Simone Mina. Com: Cia. Mundana (Aury Porto, Luah Guimarãez, Fredy Állan, Lúcia Romano, Sylvia Prado, Sérgio Siviero, Silvio Restiffe e Vanderlei Bernardino). Participação especial: Tieza Tissi e Priscilla Herrerias.

Estréia na segunda-feira, dia 20 de setembro, às 20h30. Outras apresentações de 21 a 29 de setembro e de 18 de outubro a 10 de novembro, sempre de segunda-feira a quarta-feira às 20h30.

Duração: 2 horas. Retirada de senha a partir de uma hora antes de cada apresentação (50 lugares)

Temas Para Um Pequeno Conto. Um Áudio-Tour Tchekhoviano pela Barra Funda

Coordenação: Coletivo Lat 23 (Cláudio Bueno, Denise Agassi, Marcus Bastos e Nacho Durán)

Estréia na quinta-feira, dia 30 de setembro, às 16h. Demais apresentações de 1 a 13 de outubro, diariamente (com exceção do dia 9 de outubro), às 16h.

Duração: 45 min. Retirada de senha a partir de uma hora antes de cada apresentação (10 lugares)

Enfermarias No. 1-6 – Visitação Em Uma Instalação Cênica

Coordenação: Maria Volskaia e Lígia Cortez.

Estreia na quinta-feira, dia 14 de outubro às 20h30. Outras apresentações de 15 de outubro a 7 de novembro, sempre nas quinta-feira às 20h30 a de sexta-feira à domingo às 19h30.

Duração: 1 hora. Retirada de senha a partir de uma hora antes de cada apresentação (aprox. 50 lugares)

Leituras abertas de textos de Tchekhov: sexta-feira, dia 17 de setembro às 19h, e sábado, dia 18 de setembro, a partir das 14h.

Pequenas Mortes (Procedimento 2)

Concepção e performance: Vera Sala

Estreia na sexta-feira, dia 24 de setembro às 20h. Outras apresentações: Sábado, dia 25 de setembro, às 16h e 20h, e domingo, dia 26 de setembro, às 19h.

Duração: 45 min. Retirada de senha a partir de uma hora antes de cada apresentação (50 lugares)

Antocha

Roteiro e Interpretação: Mônica Simões e Carlos Gaucho. Confecção da Boneca Antocha e Figurino: Mônica Simões. Composição da trilha sonora: Carlos Gaúcho. Produção: Grupo Caixa de Imagens

Estreia na terça-feira, dia 12 de outubro, ao entardecer (por volta das 19h30). Outras apresentações às terças-feiras, dias 19 e 26 de outubro e 9 de novembro, por volta das 19h30.Duração: 30 min.

Por Acaso

Interpretação, Trilha Sonora especialmente composta, Figurino e Adaptação do conto Trapaceiros à Força de Anton Tchéchov: Mônica Simões e Carlos Gaucho. Produção: Grupo Caixa de Imagens.

Apresentações em escolas, seguidas por visitas guiadas na exposição. Escolas interessadas por gentileza contatar a Sra. Carminha Góngora, carminha.gongora@gmail.com, Tel. 011 9992 8955, ou a interior Produções Artísticas Internacionais, Telefone: 011 3255 4892.

Dias disponíveis: 27, 28 e 30 de setembro, 1, 4, 6 e 7 de outubro. Duração: 30 min.

EM EXPOSIÇÃO PERMANENTE:

E A Vida Continua – Uma Etnografia Tchekhoviana

Com o Coletivo Lat 23 (Cláudio Bueno, Denise Agassi, Marcus Bastos e Nacho Durán)

Oficinas: dias 9 e 30 de outubro, 14h à 18h. Aberta aos interessados em geral (menores de 15 anos deverão estar acompanhados por responsáveis), 20 vagas. Favor registra-se noEspaço Tchekhov 2010.

Valsando com Tchekhov

Instalação de José Roberto Aguilar (2010)

Tchekhov no Teatro Brasileiro

Documentação com imagens e textos. Curadoria: Antônio Gilberto

Tchekhov 150 anos. Textos e imagens

Coordenação: Ricardo Muniz Fernandes / Hideki Matsuka.

PALESTRAS, DEBATES E APRESENTAÇÕES DE VÍDEOS:

Coordenação: Elena Vassina

A Poética de Tchékhov

Com Boris Schnaiderman e Elena Vassina

Quinta-feira, 23 de setembro, 19h.

Cenografia e Figurino Tchekhoviano

Com Maria Volskaia e outros

Quinta-feira, 7 de outubro, 19h.

Tchékhov e o Teatro Contemporâneo

Com Antonio Araújo e outros

Quinta-feira, 21 de outubro, 19h.

Jardim Shapiro

Debate sobre o processo de trabalho do projeto Tchekhov4 – Uma Experiência Cênica com integrantes da Cia. Mundana de Teatro e apresentação de vídeo de uma montagem de Tchekhov com direção de Adolf Shapiro, com comentário de Elena Vassina.

Quinta-feira, 4 de novembro, 19h.

Apresentações de vídeo com comentários

Quinta-feira, 30 de setembro, 19h. Apresentação: Priscilla Herrerias

Quinta-feira, 14 de outubro, 19h. Apresentação: Tieza Tissi

Quinta-feira, 28 de outubro, 19h. Apresentação: Simone Shuba

O Espaço Tchekhov 2010 é um lugar situado no cruzamento entre o teatro, suas coxias e camarins, cenários e gabinetes de pesquisa e trabalho. Uma mixagem da história e dos enredos possíveis com a obra de Anton Tchekhov, importante dramaturgo e escritor russo. A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza este evento multidisciplinar em parceria com o Festival Internacional de Teatro Anton Tchekhov de Moscou, como mais um passo na aproximação cultural do Brasil e da Rússia.

Espaço Tchekhov 2010 acontece de 17 de setembro a 10 de novembro no Complexo Cultural da Funarte em São Paulo, na Alameda Nothmann (incluindo uma ocupação do Teatro de Arena Eugenio Kusnet) em um projeto composto por várias experiências ligadas à obra teatral e literária do autor Anton P. Tchekhov (1860-1904), mixando imagens da vida e da obra do autor, na Rússia e no Brasil, criando um lugar situado entre o real e a ficção.

Um dos principais destaques da mostra é a montagem inédita de Tchekhov4 - Uma Experiência Cênica, com estréia no dia 20 de setembro, sob a direção do mestre e diretor de teatro russo Adolf Shapiro. Com esse projeto inédito – primeira vez que um diretor russo dirige um espetáculo com atores brasileiros – a recém-criada Cia. Mundana de Teatro continua, após o sucesso da sua encenação de O Idiota de Dostoievski, a explorar o mundo da literatura russa. Shapiro é ganhador do Prêmio Internacional Stanislavski, entre outros, e é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes encenadores das peças de Tchekhov. Durante uma residência em São Paulo, em agosto passado, Shapiro trabalhou intensivamente com os integrantes da Cia. Mundana de Teatro nas quatro mais famosas peças de Tchekhov - A Gaivota, Tio Vânia, O Jardim das Cerejeiras e As Três Irmãs - montando em quatro espaços diferentes da exposição uma performance de quatro atos, composta por um ato de cada uma destas peças. O público assiste ao primeiro ato de A Gaivota, ao segundo ato de Tio Vânia, ao terceiro ato de O Jardim das Cerejeiras e ao último e quarto ato de As Três Irmãs.

Tchekhov em todos seus textos falava da existência humana, e suas histórias cotidianas e banais. Escritos no final do século XIX, os seus contos e todo seu imaginário possuem uma atualidade significativa. Suas narrativas falam e estão conectadas a qualquer lugar do mundo e dizem respeito à vida de todos nós. Tomando esta idéia como base e perspectiva, o Coletivo Lat 23 percorre e mapea as imediações do Complexo Cultural Al. Nothmann e em seguida também dos outros espaços culturais da Funarte em São Paulo (Teatro Arena Eugenio Kusnet, TBC), realizando outra cartografia dos bairros, uma etnografia concreta e imaginária de espaços e personagens presentes na obra de Tchekhov e ainda “sobreviventes” pelos bairros da Barra Funda e Santa Cecília, Republica, Consolação, e Bela Vista – ligando casas, apartamentos, jardins, funcionários, trabalhadores, mulheres, crianças, miseráveis e burgueses do século XIX aos habitantes do centro de São Paulo neste início do século XXI. E A Vida Continua - Uma Etnografia Tchekhoviana é um projeto a ser desenvolvido em um processo de residência artística do Coletivo Lat 23, durante todo o Espaço Tchekhov 2010. Através de registros na internet (http://lat23.net/), do sistema GPS, e com mapas e guias impressos e disponíveis no espaço, o público segue descobrindo as cartografias inventadas.

Em dois workshops, nos dias 9 e 30 de outubro, o público é convidado a inserir novos conteúdos a estes mapas.

A partir do dia 30 de setembro o Coletivo Lat 23 estréia um Áudio-Tour sob o título Temas Para Um Pequeno Conto (paráfrase da famosa expressão de Trigorin em A Gaivota) em que os espectadores podem vivenciar o cruzamento entre textos tchekhovianos e a realidade paulistana, caminhando pelo bairro com fones de ouvido (diariamente de 30 de setembro a 8 de outubro e de 10 a 13 de outubro, sempre às 16h).

A jovem artista russa, premiada cenógrafa e figurinista, Maria Volskaia, reconhecida por seu trabalho com Dmitri Krymov na Escola de Arte Dramática de Moscou, entre outros, inicia nos dias 17 e 18 de setembro com duas leituras públicas de textos de Tchekhov um processo de criação com jovens atores e alunos de teatro, que durante um período de 4 semanas dá origem ao projeto teatral-cenográfico Enfermarias No. 1-6 – Visitação À Uma Instalação Cênica, co-dirigido por Lígia Cortez, com estreia prevista para o dia 14 de outubro. Estas duas criadoras irão construir espaços móveis com personagens e figuras tchekhovianas numa mostra ao vivo. Em uma analogia aEnfermaria nº 6, conhecido conto de Anton Tchekhov, recria-se seu mundo, em pleno uso e interação com outro tempo e espaço, como uma obra em movimento.

O grupo Caixa de Imagens participa com duas intervenções cênicas no Espaço Tchekhov 2010. Circulando pelas escolas da região, o grupo leva do autor o contoTrapaceiros à Força às salas de aula. Sob o título Por Acaso a companhia une a revolução da forma narrativa em Tchekhov com a difusão da obra literária de maneira surpreendente. Depois de ter realizada esta mínima (e ao mesmo tempo gigantesca) encenação na periferia de São Paulo, o Caixa de Imagens traz a experiência da periferia ao centro da cidade, questionando ao mesmo tempo sentido e conteúdo do periférico e do central. Outra intervenção cênica do grupo, nas ruas, dentro e em torno do complexo cultural da Funarte, será a partir do dia 12 de outubro apresentada ao entardecer sob o titulo Antocha e tem como ponto de partida a frase de Nabokov sobre Tchekhov: Todas as personagens de Tchekhov tropeçam nas pedras porque não conseguem tirar os olhos das estrelas. Uma pequena boneca, ícone do trabalho do grupo, segue pelas ruas com uma minúscula lanterna e um músico ambulante, levando aos moradores do entorno a poesia das estrelas e a verdade poética dos tropeços.

Várias outras instalações e intervenções cênicas acontecem ao longo da programação, tais como a instalação do renomado artista visual José Roberto Aguilar que cria seu próprio espaço sob o título Valsando com Tchekhov (em exposição permanente), ou o corpo-instalação Pequenas Mortes (Procedimento 2) da performer Vera Sala(24-26 de setembro).

Nas paredes e esquinas do Espaço Tchekhov 2010, textos impressos e grafitados introduzem ao universo ficcional e pessoal de Anton Tchekhov, além de apresentar comentários de outros autores que situam sua obra em perspectivas históricas e poéticas. A idéia deste projeto é entrelaçar vida, obra e o momento histórico em que Tchekhov viveu, com a atualidade e a história brasileira, seja através da exposição e sua farta documentação sobre as montagens e encenações brasileiras (com curadoria de Antônio Gilberto) abrangendo desde a clássica montagem de Ziembinski de As Três Irmãs (1960) à surpreendente montagem de Zé Celso do mesmo tempo, até a “desconstrução cênica” de Enrique Diaz de A Gaivota (2008).

Coordenado pela curadora geral do evento, Elena Vassina (USP), todas as quintas-feiras haverá mesas-redondas e debates com o público ou apresentações em vídeo com comentários criticos de montagens marcantes de Tchekhov no teatro mundial (como os de Peter Stein, Giorgio Strehler ou Adolf Shapiro). Participam nestas mesas artistas e especialistas como Antônio Araujo e Boris Schnaiderman, entre outros, para discutir temas como A Poética de Tchekhov (23 de setembro), Cenografia e Figurino Tchekhoviano (7 de outubro), Tchekhov e o Teatro Contemporâneo (21 de outubro) e Tchekhov, Stanislavski e o Trabalho do Ator (4 de novembro).

A Elena Vassina também coordena uma primeira visita guiada pela exposição no domingo, dia 19 de setembro, às 16h.

O Espaço Tchekhov 2010 na sua concepção inicial tomou emprestada a idéia de Virginia Woolf sobre a obra de Anton Tchekhov: Estas histórias sobre quase nada, onde nosso horizonte se amplia e podemos assim ganhar um espantoso sentido de liberdade. O conceito inovador da fusão entre uma exposição e um espaço cênico-cenográfico é realizado pela equipe de Ricardo Muniz Fernandes e Hideki Matsuka, que em 2008 criaram exposição-intervenção Tokyogaqui. A produção do evento é da interior Produções Artísticas Internacionais.



Nenhum comentário: