quinta-feira, agosto 26, 2010

ECUM abre inscrições


ECUM abre inscrições para cursos do ano 2

do Centro Internacional de Pesquisa

Sobre a Formação em Artes Cênicas

em BH e São Paulo

Teatro Russo é o tema deste ano, depois de trazer artistas franceses em 2009

Entre os dias 16 de agosto e 6 de setembro de 2010, estão abertas as inscrições para o segundo ano das oficinas gratuitas do ECUM – CENTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS. O projeto traz a Belo Horizonte entre os dias 23 e 30 de outubro de 2010 um programa de estudos e reflexões com a participação de seis destacados artistas-pedagogos convidados russos, como Anatoli Vassiliev, um dos principais encenadores da Rússia nos últimos 20 anos e responsável pela criação da Escola de Arte Dramática em Moscou; e Mikhail Chumachenko, diretor e professor da GITIS – Academia Russa de Artes Cênicas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrições disponível no site www.ecum.com.br e enviar para o email centrodeformacaomg@ecum.com.br com a carta de motivação e currículo anexados.

Após BH, entre os dias 1º e 5 de novembro de 2010, por meio de uma parceria com a SP Escola de Teatro, o ECUM também realiza parte da programação na capital paulista com oficinas e conferências com Alexey Levinskiy, Tatiana Stepantchenko e Anatoli Vassiliev. Mais informações pelo e-mail: centrodeformacaosp@ecum.com.br.

Esse programa de oficinas foi lançado em outubro de 2009 no calendário do Ano da França no Brasil e dá início às atividades de um centro internacional de pesquisa em artes cênicas com sede em Belo Horizonte (previsto para 2011). A coordenação pedagógica é de Ana Teixeira (Grupo Amok Teatro/Rio de Janeiro) e Fernando Mencarelli (UFMG) e a coordenação geral é de Guilherme Marques. A curadora convidada é Maria Thaís (UNICAMP/ Cia Teatro Balagan/SP). A Curadoria permanente é de Beatrice Picon-Vallin e Jean François-Dusigne. O ECUM é realizado com os benefícios da lei federal de incentivo à Cultura e é apresentado pela CEMIG. A realização é da ECUM – Central de Produção em parceria com a SP Escola de Teatro e o Olhares – Instituto Cultural.

ECUM – CENTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS

BH – inscrições abertas de 16 de agosto a 6 de setembro de 2010. Os cursos serão realizados de 23 a 30 de outubro de 2010. Informações e inscrições: www.ecum.com.br /centrodeformacaomg@ecum.com.br.

SP (em parceria com a SP Escola de Teatro) – inscrições abertas de 16 de agosto a 6 de setembro de 2010. Os cursos serão realizados de 1º a 5 de novembro de 2010. Informações e inscrições: www.ecum.com.br / centrodeformacaosp@ecum.com.br.

ECUM - Centro Internacional de Pesquisa Sobre a Formação em Artes Cênicas

Após 10 anos de ações contínuas e seis edições do ECUM - Encontro Mundial das Artes Cênicas (criado em 1998) surge o ECUM - Centro Internacional de Pesquisa Sobre a Formação em Artes Cênicas. A proposta é ampliar e aprofundar os vínculos com os diversos artistas, pedagogos e centros de criação e pesquisa em artes cênicas por meio de um programa de estudos continuados. O primeiro passo foi o Programa de Oficinas 2009 - Ano da França no Brasil - com a participação de seis destacados artistas-pedagogos franceses, organizados em quatro oficinas e um ateliê de reflexões.

ECUM – Encontro Mundial de Artes Cênicas

O ECUM é um encontro bienal com oficinas, conferências, demonstrações de trabalhos, exposições e espetáculos voltados para reflexão e intercâmbio entre artistas, pesquisadores, professores, estudantes e interessados nos diversos campos de criação das artes cênicas. O objetivo é promover um encontro em que a reflexão e a prática criativa, pensamento e ação estejam associados, entendendo as múltiplas etapas do processo de criação. A partir da rede de contatos e intercâmbios estabelecida ao longo dos anos, uma série de outras ações tem se desdobrado, seja no estabelecimento de parcerias entre centros de pesquisa e criação nacionais e internacionais, seja no campo da pedagogia do teatro.

A sétima edição tem realização prevista para o primeiro semestre de 2011.

Mais informações: (31)3344-8442/9331 - www.ecum.com.br.

INFORMAÇÕES AO PÚBLICO e INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA BH E SP:

(31) 3344-8442/3344-9331 –centrodeformacaomg@ecum.com.br ou centrodeformacaosp@ecum.com.br.

Apresentação: CEMIG. Realização: ECUM – Central de Produção. CO-REALIZAÇÃO: SP Escola de Teatro e Serviço Social do Comércio de Minas Gerais SESC/MG. Parceria: Olhares – Instituto Cultural e Contemporânea. Apoio cultural: Historiarte, Teatro Universitário- Proex/UFMG, EBA – Escola de Belas Artes / Curso de Teatro – UFMG, Banana Veloz - Disk Van, Belotur, Restaurante Casa dos Contos e Restaurante Farroupilha Grill, 3 Fases Consultoria Artística e Educativa. Coordenação geral: Guilherme Marques. Coordenação pedagógica: Ana Teixeira e Fernando Mencarelli. Curadoria Programa Oficinas 2010: Beatrice Picon-Vallin, Jean François-Dusigne e Maria Thaís. Coordenação Executiva de Produção: Vânia Lúcia. Produção executiva: Luciana Marques. Logística e inscrições: Marcelo Rocco. Assistente de Produção: Eustáquio Guglielmelli e Clerinha Oliveira. Assistente de Produção / Paris (França): Gustavo Schettino. Assessoria jurídica: Fernanda Silva. Relações Institucionais: Marcella Marques. Relações Internacionais: Andréa Caruso. Assessoria de Comunicação: Comcultura Comunicação. Programação visual: Osvaldo Piva. Tradutores: Anastassia Bytsenko, Andrea Caruso, Beatriz Sayad, Ludmilla Reis e Marina Tenório. Realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário: