terça-feira, dezembro 08, 2009

dia 7-12


4º dia de mostra


Mesmo numa segunda-feira tipicamente paulistana, oras seca, oras chuvosa, trânsitos e atrasos, nada atrapalhou a tradicional Mostra de Processos da Escola Livre de Teatro. Hoje o dia foi bastante movimentado nas dependências da ELT, começando pela manhã com apresentações do Núcleo de Direção, que se apresentará também nesta quarta-feira, dia 9-12, às 10h e às 19:30h.

A tarde o Núcleo de Teatro de Rua ocupou a praça Rui Barbosa com um ensaio aberto da peça De Solados, para que às 20:30h fizesse sua pré-estreia na VI Conferência Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, realizada hoje na Câmera dos Vereadores. A ELT nesta Conferência recebeu uma Menção Honrosa de Cultura e Educação, por ser um exemplo em projeto de visa a cidadania e o respeito aos direitos humanos.

Também às 20:30h no Teatro Conchita, a Formação 11 compartilhou seu processo de montagem baseado nos estudos do texto Popol Vuh, um dos poucos textos que restaram após a invasão espanhol aos povos Maia. Basicamente o texto trata da origem do mundo pela perspectiva religiosa da cultura Maia, onde deuses constroem a terra, os animais e os homens, buscando a adoração e o aprimoramento da espécie que criaram. Foi um exercício belíssimo de improvisação sobre o texto, com orientação de Rogério Toscano, Georgette Fadel, Cuca Bolafi, Juliana Monteiro, Lúcia Gayotto e Gustavo Kurlat, o processo se mostrou vigoroso e a ELT promete uma bela estréia em 2010.

No saguão do teatro, também continua exposta a instalação com um pouco da memória da ELT. Lá você encontra alguns cartazes das peças realizadas pelas formações e núcleos da escola deste a sua fundação, estão expostos também os programas das outras Mostras realizadas pela ELT, além de matérias jornalísticas memoráveis, e de outras nem tão memorais assim, tudo posto numa linha do tempo para não se perder na trajetória dessa intensa história chamada Escola Livre de Teatro.

Segue algumas fotos do dia:



Matéria do Diário do Grande ABC de 1994, exposta na Instalação Memórias da ELT.

Cartaz da peça Crime e Castigo, do Núcleo de Direção da ELT, exposta na Instalação Memórias da ELT

Ensaio aberto da peça De Solados, do Núcleo de Rua da ELT, sob a orientação de Ana Roxo, Verônica Nobili e Cris Meirelles.

Música e alegria ante a desolação e as más companhias

Os calçados especiais e seus pés adequados.... "cada pé pede, um sapato sem igual"


Roubaram os sapatos desse pessoal ai, alguém pode ajudar??


A tarde, a última aula deste ano, do Núcleo de História do Teatro com o mestre Antonio Rogério Toscano.

Segue o link de um trabalho, "Síntese Filosófica", realizado no Núcleo de História: www.sintesefilosofica.hd1.com.br


A noite Rogério fala um pouco do estudo da F11 com Popol Vuh...

Algumas imagens do processo compartilhado da F11 a partir dos estudos do texto Maia


Deuses, terra, bichos, lama, madeira, milho...

Que venha POPOL VUHHH!!!!!

(Fotos: Mario Augusto Matiello)

Nenhum comentário: