quarta-feira, novembro 01, 2006

Novo espetáculo em cartaz na elt

Os Subterrâneos apresentam seu novo espetáculo:
Revolver
a Melodramatic and Trashy Cartoon

Dois sequestradores e assassinos de crianças num jogo de poder regado a drogas, sedução, acusações e muita música pop. E um revólver.
Trilha com músicas de Lou Reed, Sonic Youth, Cowboy Junkies e Madonna
De: Antônio Rogério Toscano
Direção: Jorge Pezzolo
Elenco: Ivan Ribeiro e Renata Régis
Orientação: Cibele Forjaz
Direção de Movimento: Camila Cristina
Cenário: Daniel Pedro
Iluminação: Rafaella Uhiara
Figurinos: Renata Régis
Teatro Conchita de Moraes
Praça Rui Barbosa s/n
Bairro Sta terezinha
tel 4996 2164
de 4 a 12 de Novembro, Sábados 20h e domingos 19h
R$10,00
Release:
A trama de "Revolver" sugere uma peça dramática com uma grande apoteose final. Mas o texto, escrito por Antonio Rogério Toscano, atualmente professor da EAD e ELT, foge da narrativa linear e dramática. Os anti-heróis de Revolver são feitos de lapsos de raciocínio, convidando todos a um exercício de observação do ser humano que não fala o que pensa, e sim o que lhe convém, em um jogo onde somente um poderá sair vencedor.

Por isso, o símbolo título da peça, Revólver, que simboliza o poder do opressor contra o oprimido. A violência da vida das personagens é somada ao imaginário comum da sociedade de massa, ambos desejando tornar-se ícones como os ídolos pop que ouvem ou os heróis de quadrinhos e filmes de ação. É o olhar saturado para o caos urbano.

O curioso título em inglês é fruto da pesquisa do grupo com a diretora e também professora da escola livre de teatro de santo andré e da ECA Cibele Forjaz. Como conclusão do bacharelado de direção teatral de Jorge Pezzolo, o grupo estudou a pop art, movimento que buscava tranformar as linguagens de comunicacão de massa como a música, o cinema e a televisão em criações poéticas. Isso fez com que o espetáculo ficasse multifacetado como uma uma histórinha em quadrinhos: em um momento temos a linguagem do realismo melodramático, em outra a linguagem de cartoon, mais estilizada, e por fim o video clipe pop com seu tempo e espaço poetizados. A pesquisa a partir de uma estética muito ligada a mídia ajudou na escolha do nome, visto que estamos no tempo dos ícones do cinema americano. Mas os dialogos acontecem normalmente, em português.
A peça propõe uma reprodução do universo pop, através do movimento conhecido como " Cultura sampler", prática da remixagem e da reciclagem em todos os territórios de ação artística , reproduzindo, manipulando e reutilizando fontes midiáticas pré-existentes. A estética de "Revolver" utiliza imagens desprezadas, como as da propaganda, da televisão, da literatura barata e do cinema, refletindo nas ações deste casal à influência que a mídia ganha no imaginário atual. "Revolver - a melodramatic and trashy cartoon" é um espetáculo jovem. Nele, a vida real e a ficção se espelham, deixando a dúvida para o público responder: quem representa o que na sociedade atual?
Contatos:
11 9529-6704
11 4438-8745
(jorge)

Nenhum comentário: